O INCA faz um apelo à população para não deixar de doar sangue. Neste momento, há necessidade especial dos tipos sanguineos A, B e O negativos, que são menos frequentes na população. Como os pacientes realizam cirurgias, tratamento quimioterápico e radioterápico, além de transplantes de medula óssea, regularmente são necessárias transfusões de sangue.
O Instituto Nacional de Câncer precisa manter o estoque que atende pacientes de suas cinco unidades hospitalares, que atendem, em média, 1,3 mil pacientes por mês, realizando, aproximadamente, 700 cirurgias.
“Com as festas de fim de ano, registramos redução nas doações voluntárias, no mês de dezembro, e agora, em janeiro, as férias também costumam afastar os doadores. Pedimos para quem tem disponibilidade, vir ao INCA e praticar a solidariedade doando sangue”, diz a chefe do Serviço de Hemoterapia, Iara Motta.
O Banco de Sangue do INCA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar. Mais informações: 2506-6021 e 2506-6580.
Doar sangue é seguro: Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 18 e 65 anos, e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Para a doação, a pessoa não deve vir em jejum, mas deve evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4 horas antes do procedimento. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto com tempo mínimo de três meses.
Fonte: INCA
Fonte: INCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário