quinta-feira, 22 de julho de 2010

Consultório Oftalmológico do INCA adquire equipamento capaz de detectar qualquer tumor da retina

Um equipamento de última geração, que detecta em poucos minutos qualquer tipo de tumor na retina acaba de chegar ao Consultório Oftalmológico Infantil do INCA. O RetCam 3 captura fotos e vídeos da retina com facilidade e rapidez. Essa é a primeira máquina deste modelo a ser instalada no Brasil. Até agora, o diagnóstico era feito através do oftalmoscópio indireto e pelo exame do fundo do olho.

O procedimento não dura mais que alguns minutos e é indolor. Previamente, o paciente recebe um colírio anestésico. A foto é feita por uma ‘pistola’ lubrificada com gel. A identificação de tumor é imediata: basta a avaliação do médico.

O equipamento produz imagens digitais em alta resolução, que permitem acompanhamento do caso e documentação em longo prazo. O aparelho também possibilita a edição de aspectos das imagens fixas e também dos vídeos, como brilho e saturação de cores.


“Agora o INCA possui tecnologia capaz de diagnosticar e acompanhar fazendo a documentação necessária, qualquer tipo de tumor oftalmológico intraocular”, afirma Evandro Lucena, oftalmologista do Instituto. “Esse é um equipamento que qualquer clínica gostaria de ter”, acredita.

Lucena explica que a RetCam 3 é facilmente operada. “Funções comuns foram padronizadas e integradas, reduzindo o número de etapas por tarefa. A interface simplifica o trabalho, tornando o equipamento acessível para os usuários.”

Fonte: INCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário